Sessão Solene em Celebração ao Dia da Consciência Negra

Em uma noite que reuniu artes, dança, música e reflexões sobre a cultura e diversidade negras, a Câmara de Castelo promoveu no dia 21 de novembro, uma Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. O ato solene reuniu lideranças da comunidade negra, sociedade civil, autoridades municipais e convidados especiais.

Entre os convidados especiais que compuseram a mesa de honra estavam presentes, o Excelentíssimo Prefeito João Paulo Silva Nali, a Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do ES, Edinéia
Oliveira,
o Presidente do Movimento Negro Castelense, Claudinei Lima Oliveira, Pastor Mateus Brandão, Capitão Souza, os Exs Vereadores Paulo Ivan Casagrande e Tarcísio Modolo, o Vice-Presidente da OAB de Castelo, Dr Ruberlan Rodrigues Sabino, o Mestre de Capoeira Gênio da costa Rufino (Foca) e o representante da Academia Literária Castelense, Layo Zanette.

Dando início às apresentações culturais, Jaqueline Martins Coleta da Silva declamou o Poema “Escrava Balbina” do autor Layo Zanette e logo após Maria Clara Alochio Rossi fez uma belíssima apresentação de uma música de composição do Professor Marcos Silva.

Na sequência foi franqueada a palavra aos membros da mesa de honra, onde foi destacado a urgência da militância antirracista no Brasil. Enfatizando a necessidade de combater a persistente desigualdade racial e desafiar a noção de que espaços de poder não são para negros.

O Vereador Marco Antônio, autor da sessão, encerrou as falas destacando a importância do momento para o reconhecimento e a ação efetiva no combate ao racismo. Ele enfatizou a necessidade de refletir sobre o passado para construir um futuro mais justo.

Antes de encerrar a sessão, a Câmara Municipal de Castelo entregou o certificado de reconhecimento ao convidado Ademildo Gomes, um gesto simbólico, mas significativo, de apreciação e apoio à luta antirracista e em seguida foi realizado o lançamento do livro “Negros de Castelo. História e Memória”, de autoria do mesmo.

Publicado em terça-feira, 28 de novembro de 2023

Atualizado em terça-feira, 28 de novembro de 2023