Audiência Pública Debate Precariedade no Fornecimento de Internet e Telefonia Móvel

A Câmara Municipal promoveu no dia 25 de setembro de 2023, uma Audiência Pública referente à precariedade no fornecimento de internet e telefonia móvel na cidade de Castelo/ES. A iniciativa contou com a presença de várias autoridades locais, como representantes do Poder Executivo, Presidente da 9ª Subseção da OAB de Castelo, do Ministério Público e do Procon, além de representantes da comunidade e dos Vereadores.

O objetivo da audiência é investigar a qualidade do serviço de telefonia móvel e internet prestado pela operadora Vivo.

Dr Rafael Minto Martins, fez o uso da palavra destacando a falta de respeito para com a população local, criticando, em especial, a Operadora Vivo para a qual, segundo ele, encaminhou diversos pedidos de melhoria no serviço.

O Coordenador do Procon Augusto Zagôto Andrião, informou que já desenvolveu diversas ações e mobilizações para garantir a melhoria do serviço de telefonia, cujas reclamações vão desde a prestação do serviço até a perda de sinal, interrupção do serviço e dificuldade de operacionalização, disse que o órgão à disposição para intensificar a parceria no sentido de garantir maior participação do órgão na investigação e solução do problema.

Operadora- Após ouvir as queixas das autoridades presentes, da comunidade e dos Vereadores, o representante da operadora Vivo Daniel Costa Sampaio de Araujo apresentou de forma remota alguns motivos para explicar a deficiência do serviço.

(Segue o pronunciamento oficial da operadora)

Exmo. Vereador Tiago de Souza,

A Telefônica Brasil S. A teve oportunidade de se colocar a disposição desta casa legislativa para esclarecimentos aos Cidadãos de Castelo de forma remota combinada com a casa. Como informado na sessão, nós da Vivo reconhecemos que Castelo vivenciou episodios de oscilaqâo na nossa rede movel, em datas específicas ao longo deste ano derivadas de rompimento de fibra. E sabemos a quanta é crucial manter nossa populaçâo conectada, principalmente nos dias de hoje, onde a conectividade desempenha um papel fundamental em nossas vidas.

A rede de Backbone que alimenta Castelo é afetada por rompimentos e por mais robusta que seja, ainda esta sujeita a desafios do ambiente como fenômenos naturais, obras públicas como as realizadas na BR 101, e, infelizmente, ações criminosas. Como foi informado na Audiência Pública, é importante ressaltar que o Espirito Santo, nos últimos anos, viu um aumento alarmante nos roubos e furtos de cabos, posicionando nosso estado no top 5 do ranking nacional de estados ofensores de roubos e furtos da nossa associaçâo de empresas de telecomunicações, CONEXIS. Esses atos não só prejudicam a empresa, mas acima de tudo, o cidadão que dependem dos nossos serviços cotidianamente.

Nós da Vivo, também estamos comprometidos em buscar soluções, uma delas é a encurtamento da rede vinda de Vitoria em 118 km. Isso significa que, ao reduzirmos de 263 km para 145 km, tornaremos nossa rede mais resistente a problemas e interrupções, reduzindo sua exposição a variáveis externas a danos de terceiros. Essa obra tem prazo máximo de conclusão até final outubro desse ano, bem como demais obras de resiliência da rede.

Além disso, estamos em constante colaboração com o governo estadual, trabalhando para criar um grupo de trabalho com outras concessionarias com objetivo de atuar conjuntamente no combate aos roubos e furtos em nos só estado, garantindo que a conectividade seja mantida e os criminosos sejam responsabilizados, inclusive temos programada uma agenda com comando da polícia militar do Espirito Santo, para início de outubro. Para finalizar e reforçando o compromisso da Vivo com a cidade de Castelo e com todos os cidadãos, informamos que esse ano expandimos nossa cobertura no município colocando mais 3 antenas e com previsão de ativação de mais uma antena até o final de outubro deste ano.

Sobre a pergunta realizada sobre ressarcimento, informo que atualmente a Vivo atende os padrões estipulados na Resolução 717 de 2019 da Anatel.

Sobre a pergunta se os episódios vivenciados em Castelo são exclusivos do município, informo que os rompimentos podem ter gerados episódios de oscilação sentidos de maneiras distintas nos municípios ao longo do traçado do Backbone que passa por Castelo. Com a obra de resiliência de nossa rede para danos externos com prazo máximo de conclusão até final de outubro, iremos aumentar a capacidade de resistência a rompimentos e manter a qualidade esperada pelos Cidadãos de Castelo.

Por fim, ressaltamos que a Telefônica desenvolve continuamente esforços para ampliar e modernizar sua rede de serviços, sempre em busca da excelência e satisfação de nossos consumidores.

Ao ensejo, renovamos protestos de elevada estima e distinta consideração, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Publicado em segunda-feira, 02 de outubro de 2023

Atualizado em quarta-feira, 04 de outubro de 2023