AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE “AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE”

Na última quinta-feira, 15 de dezembro, foi realizada uma Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Castelo para discutir sobre a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto -ETE- localizada no bairro Pantanal.

A presente audiência consiste em demonstrar a insatisfação dos moradores do Conjunto Residencial Francisco Olmo (Pantanal) e Jardim Primavera, em relação a obra de ampliação. Drª Sara Simonato Tosato foi a representante da comunidade, discorreu brevemente sobre o tema e apresentou provas da irregularidade da obra, assim como um abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas de moradores insatisfeitos. Os residentes locais reivindicam a paralização da ampliação e uma revisão do projeto, e requerem a construção da ETE em local disponibilizado pela Prefeitura Municipal, mais retirado da área urbana, minimizando assim os impactos do odor e todos os demais transtornos causados pela proximidade das residências ao local de tratamento de esgoto, dessa forma, podendo promover uma vida mais digna aos moradores locais.

O Engenheiro Civil, Luiz Cláudio Rodrigues, fez o uso da palavra em defesa da CESAN – Companhia Espirito Santense de Saneamento, fez apresentação com slides e destacou que a nova ETE contará com novas tecnologias para amenizar os impactos.

O Chefe do Poder Executivo, João Paulo Silva Nali, também se pronunciou, explicou que negou o alvará de construção, por se tratar de uma obra ilegal, e se colocou à disposição da comunidade no que diz respeito a preservar a dignidade dos moradores.

Ricardo Tedoldi Machado, Presidente da 9ª Subseção da OAB- ES, fez o uso da tribuna, afirmou que comprovada a ilegalidade da obra a OAB não irá se furtar do seu dever que é defender a sociedade civil.

Logo após foi aberta a palavra ao público presente para questionamentos e esclarecimentos e em seguida encerrada a presente Audiência Pública.

Publicado em sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Atualizado em sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE “AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE”

16/12/2022