Momento Solene em Homenagem ao Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal realizou na última terça-feira uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de novembro.

Compuseram a mesa de Honra junto à mesa diretora desta casa, o atual Comandante do Tiro de Guerra, Sargento Cláudio, seu sucessor Sargento Hugo e o Presidente do Movimento Negro Castelense (MNC), Claudinei Lima Oliveira.

Em seguida, os convidados de Honra fizeram o uso da tribuna, enfatizando a importância dessa data comemorativa e as lutas do Movimento Negro, de longa data, para alcançar os seus diretos e cidadania.

Na ocasião o Vereador Marco Antonio Sandre Correa concedeu o Diploma de Mérito da Consciência Negra ao homenageado Genes da Costa Rufino, conhecido como Instrutor Foca. Vale lembrar que a homenagem se destina a condecorar pessoas que se destacam na luta contra a discriminação racial dos povos afrodescendentes ou promovem a difusão, o enriquecimento e a preservação da cultura e da consciência negra.

Para encerrar a Professora e membro do MNC Jaqueline Martins Coleta declarou o poema Causos da Escravidão do autor Layo Zanete Bonete. A obra narra episódios, em versos, sobre o cotidiano do período de escravatura na Fazenda do Centro.

Publicado em quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Atualizado em quarta-feira, 23 de novembro de 2022