Homenagem ao Grupo do Terço dos Homens

Foi aprovado na última Sessão,12 de julho, o Projeto de Lei de iniciativa do Legislativo, que institui a celebração na última quarta-feira do mês de maio de cada ano, o Dia Municipal do Terço dos Homens no âmbito do Município de Castelo. A data será incluída no calendário oficial do município, e poderá ser comemorada com reuniões, encontros, missas e demais atividades pertinentes.

O Terço dos Homens constitui em um movimento cristão que tem o propósito de engajar e incluir na Igreja Católica, homens de todas as gerações, mediante a esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo. No município de Castelo, o movimento é forte, sendo que a oração do terço é realizada por homens, de faixas etárias distintas, em algumas comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Penha e demais bairros e distritos.

Maurício Pires, fez o uso da tribuna explicando a importância de ter uma data comemorativa para o Grupo do Terço dos Homens de Castelo, pois assim no próximo ano ao invés de irem comemorar essa data em outros municípios e paróquias possam convidar os mesmos para que venham comemorar aqui.

Comentou também que o projeto iniciou com poucos membros e ao longo do tempo foi se expandido através da oração persistente dos mesmos e hoje conta com mais de 250 homens em oração. Atualmente há um grupo na comunidade de São Manoel, Corumbá, Aracuí e o grupo “Mãe” do centro de Castelo que no próximo ano completa 20 anos de fundação. O objetivo principal do grupo é orar pelas famílias, pelos doentes, pelos os que mais precisam, e quando necessário se deslocar até aqueles que estão impossibilitados de frequentarem ao terço por motivos de saúde. Além da oração o projeto também se alia à ação, onde no final da última quarta-feira do mês os participantes levam 1 kg de alimento não perecível, onde são distribuídos para mais de 30 famílias.

Por fim, Marcelo fez o convite a todos os presentes para que participem do terço, que acontece na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, às quartas-feiras às 19:00hr.

Publicado em quinta-feira, 14 de julho de 2022