Câmara Realiza 1ª Sessão Itinerante de 2022

Com a presença de moradores das comunidades local e vizinhas, a Câmara de Castelo realizou na noite de terça-feira, dia 10 de maio, a primeira Sessão Itinerante de 2022, no Casarão da Fazenda do Centro, zona rural do município. O local foi o escolhido em homenagem à Cultura Negra que essa semana está comemorando os 134 anos do fim da escravatura no Brasil.

Além da presença da população participaram da sessão, inclusive compondo a mesa diretora, o Comandante do Tiro de Guerra de Castelo, Sargento Cláudio, Catarina Destefani Casagrande, representando o Instituto Frei Manoel Simon, professor Claudinei Lima Oliveira e o Prefeito de Castelo João Paulo Silva Nali, sendo que os dois últimos fizeram o uso da palavra enaltecendo a luta e a conquista de direitos pela população negra na sociedade, além de posições de destaque.

Fernanda Vettorazzi também fez um breve resumo da história do Instituto Frei Manoel Símon, fundado há 17 anos, que reúne voluntários apaixonados pela história, especialmente pelo Casarão da Fazenda do Centro. O Instituto tem como foco o segmento de suas ações e tem o intuito de valorizar a Cultura castelense, o ponto de partida desta empreitada é revitalização do Casarão, esse projeto envolve os cuidados com a arquitetura, a ocupação física e o desenvolvimento de atividades auto-sustentáveis preocupadas com a Cultura, a sociedade e a economia local, de modo que, após o cumprimento das demais disposições regimentais, foi encerrada a sessão ordinária.

Em seguida, na parte externa do Casarão da Fazenda do Centro, houve uma apresentação de capoeira, feita por adolescentes, adultos e crianças  integrantes do Movimento Negro Castelense, encerrando assim o evento.

• Sobre a Abolição da Escravatura: foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi à conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.
  • Sobre a Sessão Itinerante: a Resolução nº 03, de 27/03/2013, criou o programa Câmara Itinerante com o objetivo de integrar a população e o Poder Legislativo mediante a realização de sessões ordinárias, extraordinárias e/ou solenes em locais distintos de sua sede, preferencialmente em escolas, associações e outros órgãos públicos e privados situados na zona urbana e rural do Município, permitindo assim conhecer os trabalhos dos vereadores, as pessoas e a realidade local, numa forma de buscar conjuntamente melhorias para o Município.

Publicado em sexta-feira, 13 de maio de 2022

Atualizado em segunda-feira, 16 de maio de 2022