SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 93 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE CASTELO

Aconteceu no dia 02 de dezembro, no teatro municipal, sessão solene em comemoração aos 93 Anos da Emancipação Político-Administrativa de Castelo, ocasião em que houve a entrega de títulos e honrarias às pessoas que fizeram e fazem a diferença para o nosso município.

O evento contou com a presença de autoridades e importantes personalidades de Castelo e também de outras cidades, que foram homenageadas pelos serviços prestados à comunidade e para o bem geral.

Após a execução dos hinos nacional e de Castelo o Vereador Renan Viçosi Maia se pronunciou em nome da Câmara enaltecendo a importância dos homenageados e os seguimentos que representam.

Em seguida o Prefeito de Castelo, João Paulo Silva Nalli, afirmou que a cidade é uma das melhores que se tem para viver, contando com um povo trabalhador, sentindo-se muito honrado por ter recebido no passado o título de cidadão castelense, pois é nascido em Pancas, norte do Estado, e sempre amou a cidade de Castelo tendo muito orgulho de poder trabalhar para o seu desenvolvimento e o bem estar do povo.

Passadas à fase de outorga das homenagens várias pessoas físicas e jurídicas receberam os diplomas das mãos dos vereadores, sendo que na ocasião Rondinélio Sartori agradeceu a homenagem dizendo que ama Castelo e se dedica muito à cafeicultura da cidade, que colhe ótimos frutos porque possui um dos melhores cafés do mundo.

Raul Zacchi Cararo, ao receber seu diploma, se disse orgulhoso e honrado pelo desenvolvimento do esporte na cidade enquanto Arlindo Evaldo de Almeida agradeceu aos vereadores dizendo que acompanha semanalmente os trabalhos da Câmara há 10 anos e conhece o esforço de cada um em prol do bem comum.

Em seguida Silvana Moreira Trugilho Zardo afirmou que a educação precisa ser democrática, inclusiva, reflexiva, humanitária e libertária, sendo que o homenageado Cássio Careta Piassi, ao usar a palavra, disse sentir-se honrado por ser castelense, cidade cuja vocação é de criar homens fortes e ter um futuro brilhante.

Vander Stoffel Pereira agradeceu o Prefeito, Vereadores e Secretários pelo empenho no sentido de atuar pela preservação ambiental, com ênfase na arborização, esperando contar também com ajuda da iniciativa privada neste sentido.

Ao fazer o uso da palavra o homenageado Antônio Esmael Peisino Filho falou da importância que é desenvolver os trabalhos na ILPI Antônio Sérgio de Tassis, o Asilo dos Velhos, sendo 57 anos de história de apoio e conquistas em prol do povo castelense, de modo que Dr. Pierre Diniz Silveira, em seguida, falou de sua história com a cidade, sentindo-se orgulhoso de viver nela, agradecendo a acolhida do povo local e à sua família.

Ao receber sua homenagem Dra. Valquiria Tavares Mattos cumprimentou a todos, inclusive seus familiares que estavam presente na ocasião, ressaltando que é um momento de muita emoção para ela, principalmente porque sua mãe é da região de Mundo Novo, nascida numa família humildes lavradores, e apesar de todas as dificuldades que enfrentou não desanimou, ao contrário, só lhe deu mais força para seguir adiante, afirmando que sempre dispensou tratamento condigno e urbano a todas as pessoas com que trata não só porque seria uma atribuição do seu cargo mas também porque pela sua criação e história não saberia agir de maneira diferente, concluindo que chegar na magistratura já foi a realização de um sonho e que se sentia muito honrada e orgulhosa por receber nesta ocasião, na terra que é berço de parte de sua família, a Comenda Dr. Umberto Fitipaldi, reafirmando o compromisso de desenvolver com mais zelo e empenho sua atividade jurisdicional na cidade de Castelo.

Dra. Sara Simonato Tosato afirmou que Dr. Vicente Schettino foi advogado, vereador e cidadão de destaque, contribuindo muito para a sociedade castelense sempre com ética e justiça social, fazendo assim parte da história do município, esperando estar a altura para receber tão grande homenagem.

Já Paulo Ivan Casagrande agradeceu a homenagem afirmando que exerceu por 16 anos o cargo de vereador, tendo inclusive sido Presidente da Câmara, enaltecendo a pessoa de Emílio Nemer, que sempre foi destaque na sociedade, afirmando que colaborou na fundação e apoio a algumas entidades como o Rotary Club de Castelo, Maçonaria William Nemer, Associação de Moradores do Bairro Independência, APAE dentre outras, além de, como parapsicólogo clínico, criar grupos de terapia e atuar de forma voluntária em muitas ocasiões.

Priscila Pinheiro Vargas agradeceu dizendo que a classe artística sofreu muito com os efeitos da pandemia mas com a esperança de dias melhores.

O Presidente da Casa, Vereador Tiago de Souza, agradeceu a todos, servidores, homenageados e o público presente, dizendo que é fundamental construirmos uma cidade melhor estando os vereadores trabalhando muito para que isso aconteça, encerrando logo em seguida a sessão solene.

Confira abaixo a relação de homenageados deste ano:

Homenageado(a)

Honraria