Câmara Recebe Marcelo Meneguelli que apesentou o Programa Reflorestar

O que é o Programa Reflorestar?

O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que tem como foco o aumento da cobertura florestal do estado, observando questões ambientais, sociais e econômicas. Para tal, estimula, por meio de Pagamento por Serviços Ambientais, o plantio de florestas não só para fins conservacionistas, mas, também, sempre que couber, o plantio de florestas que conciliem a proteção do solo e da água com geração de renda para o produtor rural.

Para que as metas do programa sejam cumpridas, o estado disponibiliza recursos financeiros e técnicos aos proprietários, além de monitorar a implantação dos projetos técnicos e a evolução do aumento da cobertura florestal.

A MV é a principal consultoria do programa Reflorestar, conectando o produtor rural a oportunidades de pagamentos pelo reflorestamento e adoção de práticas de agricultura sustentável.

O que é Pagamento por Serviços Ambientais?

É o pagamento pela conservação e recuperação dos serviços prestados pela natureza, denominados serviços ambientais de suporte, provisão e regulação das funções hídricas, ambientais e/ou ecossistêmicas, direcionado ao proprietário de área rural e/ou outros facilitadores que contribuam para a manutenção e/ou recuperação desses serviços ambientais.


Quem pode participar do Programa Reflorestar?

Todo produtor rural do Espírito Santo que destina ou queira destinar parte de sua propriedade para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas de agricultura sustentável pode participar do Reflorestar.
 

Quais são os benefícios do Programa Reflorestar? 

Certamente, o melhor benefício oferecido pelo Programa Reflorestar é demonstrar ao produtor rural que é possível gerar renda na propriedade de forma sustentável, a partir do uso de arranjos florestais que conciliem a conservação dos recursos naturais com a produtividade e geração de renda.

Por exemplo, o sistema agroflorestal permite o uso consorciado de espécies nativas do bioma Mata Atlântica com espécies que possibilitem a geração de renda, como a pupunha, o açaí, o cacau, a seringueira, a banana, o abacate, o café, pitanga, jabuticaba, palmeira juçara para produção de polpa etc.

Além disso, também observamos o aumento na qualidade do solo, na oferta hídrica, na biodiversidade e consequentemente, na qualidade de vida do produtor rural.

Publicado em quarta-feira, 18 de junho de 2025

Atualizado em quarta-feira, 18 de junho de 2025

GALERIAS DE FOTOS

Programa Reflorestar 1

18/06/2025

Programa Reflorestar 2

18/06/2025

ACOMPANHE A CÂMARA

|ACOMPANHE
A CÂMARA

Av.Getúlio Vargas, 118
Centro, Castelo/ES - CEP: 29360-000

Telefone: (28) 3542-6005
E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as terças-feiras às 18h00