Câmara realiza reunião com os responsáveis pela PCH São João

A Câmara Municipal de Castelo realizou reunião interna no dia 05 de outubro de 2021 com representantes da empresa Statkraft, responsável pela Pequena Central Hidrelétrica São João, situada em Castelo, para esclarecimentos sobre as estruturas que compõe o seu barramento.

Na ocasião explicaram que o sistema é composto de controle de vazão natural do Rio Castelo, vazão das cheias do rio em períodos chuvosos, vazão máxima no túnel para geração de energia e controle do nível do reservatório da barragem.

Os Vereadores mencionaram que o esclarecimento técnico do funcionamento das vazões das águas se faz necessário para que as informações sejam repassadas de forma correta para a sociedade castelense.

Em seguida a Statkraft apresentou dados dos últimos anos e do momento atual, seja em período de seca ou das chuvas, detalhando os níveis de vazão através de gráficos e números.

No intuito de trazer respostas à população castelense a empresa informou que realiza o monitoramento contínuo da PCH São João, dedicando atenção especial no período das chuvas, afirmando que fornece dados à Defesa Civil do município para também monitorar o funcionamento daquela, auxiliando no trato com a população e avaliando a necessidade de emissão de alertas e demais informações aos munícipes.

A empresa ressaltou ainda que a PCH se encontra inativa para fornecimento de energia mas que existe o planejamento para reativar tal serviço.

Pelos Vereadores foi realizado questionamento quanto à compensação ambiental pela instalação dos serviços da empresa junto ao município, sendo que os representantes da Statkraft informaram que irão trazer informações mais detalhadas quanto à essa questão.

Publicado em quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Atualizado em sexta-feira, 08 de outubro de 2021